A integração de sistemas de geração de energia em edifícios, de forma a torná-los auto-suficientes e sustentáveis é uma preocupação cada vez maior da Engenharia Civil moderna. O Instituto ICT da Universidade de Wollongong, criou um novo tipo de turbina eólica que foi dimensionada para poder ser instalada tanto em paredes exteriores como na cobertura de edifícios ou ainda, integrada em elementos da fachada existentes, incluindo janelas ou varandas.

O sistema PowerWINDows é o culminar de anos de investigação do ICT na área do aproveitamento de energias renováveis, com o objetivo de criar uma turbina com custo de fabrico baixo, de fácil instalação, de operação silenciosa e, sobretudo, com uma forte vertente de escalabilidade.

Em vez das gigantescas pás rotativas de eixo horizontal, das turbinas tradicionais, o sistema utiliza painéis dotados de lâminas, visualmente semelhantes a estores metálicos, que se movem verticalmente por ação do vento. O grupo gerador localiza-se na zona lateral dos painéis.

A sua conceção modular permite que as turbinas sejam montadas e funcionem individualmente ou em paralelo, podendo ser instaladas em grande número, independentemente da geometria exterior dos edifícios.

Embora o PowerWINDows ainda esteja em fase experimental, é já encarado como uma solução, com grande potencial, de integração de turbinas eólicas em ambientes urbanos de forma discreta.

Fonte: Engenharia Civil

Publicado na categoria: Notícias Tags , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *