Com uma classificação superior a 95% no índice ambiental BREEAM, o One Angel Square é considerado um dos mais sustentáveis edifícios de grande dimensão do mundo. Situado em Manchester, no Reino Unido, aproveita ao máximo os recursos energéticos disponíveis, quer seja através do uso ventilação natural por intermédio da dupla fachada, armazenamento das águas da chuva ou aproveitamento do calor gerado pelos sistemas informáticos.

Com um custo total de construção de 115 milhões de libras, uma altura de 73 metros e mais de 46 mil metros quadrados de área, o One Angel Square vai a nova sede do Co-operative Group. Foi dimensionado para permitir uma poupança energética de 50% e uma redução de 80% de emissões de CO2, em comparação com a antiga sede.

A sua construção com dupla fachada vai permitir minimizar as perdas energéticas e, em conjunto com o amplo átrio central, facultar a ventilação natural do edifício em altura.

As necessidades elétricas e caloríficas do edifício são satisfeitas recorrendo a uma central de co-geração a biodiesel, sendo a energia elétrica em excesso, não utilizada, encaminhada para a rede pública.

O One Angel Square possui também sistemas de recolha de água das chuvas e reciclagem de águas residuais, de forma a minimizar os consumos de água da rede pública de distribuição.
A classificação de 95.32% atribuída pelo rating Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) é um recorde mundial, tendo o projeto recebido vários prémios internacionais de design e sustentabilidade.
O One Angel Square está integrado num projeto urbanístico de grande dimensão, chamado NOMA, de cerca de 800 milhões de libras, que pretende reabilitar a zona Norte de Manchester e deverá ficar concluído durante 2013.

Fonte: Engenharia Civil

Publicado na categoria: Notícias Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *